A Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem moderno, sendo um dos mais completos disponíveis hoje. Através de ondas de radiofrequência e do uso de um forte campo magnético, o aparelho alinha as moléculas de hidrogênio do corpo humano, o que permite conseguir imagens extremamente detalhadas de órgãos e tecidos do corpo inteiro. Isso não causa nenhum prejuízo à saúde dos pacientes, porém existem restrições ao que pode entrar no campo magnético (nossos colaboradores informarão quais são os itens proibidos previamente à realização de seu exame).
O exame normalmente dura de 30 a 40 minutos. Veja abaixo a lista dos exames que realizamos:
A Tomografia Computadorizada é um exame similar ao Raio-X, pois se baseia no mesmo princípio técnico do uso de radiação ionizante. Pode-se considerar uma evolução do exame tradicional de radiografia por utilizar mais radiação e conseguir imagens mais nítidas e divididas em segmentos que proporcionam ao médico uma visualização tridimensional.
O procedimento é rápido e indolor e por vezes necessita o uso de contraste endovenoso, que serve para realçar nas imagens geradas locais específicos para um diagnóstico mais preciso. O contraste é eliminado pela urina naturalmente.
Veja abaixo a lista de exames realizados na DIGEM:
Também conhecido como Ecografia, o exame de ultrassonografia utiliza uma sonda que emite ultrassons que produzem eco nos tecidos do corpo humano, que são captados pela sonda e traduzidos em imagem pelo aparelho. O funcionamento é similar a um radar.
É um exame rápido e indolor que permite a visualização em tempo real das imagens e diagnósticos precisos com relação à saúde e funcionamento de diversos órgãos, músculos e articulações.
Confira os exames realizados na DIGEM:
O exame de Raio-X, a tradicional radiografia, é o método mais antigo de diagnóstico por imagem e também o mais utilizado.
O exame utiliza radiação ionizante em áreas específicas para obtenção de imagens, de forma rápida e indolor.
Veja abaixo a lista de exames que podem ser realizados na DIGEM:
A Mamografia é um exame que utiliza baixas doses de radiação ionizante, assim como Raio-X e Tomografia, voltado especificamente para o diagnóstico de doenças mamárias. A precisão do exame permite detectar precocemente qualquer alteração nas mamas.
A digitalização do exame permite um diagnóstico mais rápido e preciso, além de submeter a paciente a um menor grau de exposição ao raio-x.
A Densitometria Óssea é um exame que utiliza raios-x para a medição da densidade dos ossos. Dessa forma, é o exame mais indicado para o diagnóstico da Osteoporose e Osteopenia.
O procedimento é simples, rápido e indolor.